Cirurgias

Cirurgia Plástica e Estética Ocular
Cirurgia Plástica e Estética Ocular


Qual o significado da especialidade Plástica Ocular?
A plástica ocular é o segmento da oftalmologia que trata de problemas relacionados com as pálpebras, vias lacrimais, órbita e a estética. Desta forma subdivide-se em plástica restauradora e plástica estética.

O que é Plástica Restauradora?
Especializada na correção do mau posicionamento das pálpebras, cílios, reconstituição cirúrgica de áreas traumatizadas, desobstução de vias lacrimais, descompressão da órbita, tratamento e remoção de tumores no terço superior da face.

Quais as patologias relacionadas ao mau posicionamento das pálpebras?

• Dermatocálase:
Caracteriza-se pelo excesso de pele nas pálpebras superiores e inferiores associado a bolsas de gorduras palpebrais (aspecto de cansaço). A cirurgia corretiva é denominada Blefaroplastia superior e inferior.

• Ptose Palpebral:
Pálpebra caída sobre o eixo visual. A cirurgia corretiva é denominada correção de ptose palpebral.

• Blefaroespasmos:
Contrações palpebrais esporádicas ou constantes causadas principalmente por quadros de ansiedade, acarretando uma impossibilidade de manter o olho aberto e dificuldade visual. O tratamento principal é a aplicação de toxina botulínica (BOTOX ®)

• Entrópio:
Mau posicionamento da pálpebra e dos cílios que se encontram invertidos tocando o o globo ocular e acarretando irritação constante e olho vermelho.

• Ectrópio:
Alteração anatômica da pálpebra quando há uma eversão da margem palpebral, ou seja a extremidada da pálpebra se dobra para fora causando irritação e exposição ocular.

• Tumores Palpebrais e Orbitários:
Patologias benignas ou malignas que acarretam deformidades palpebrais e orbitárias podendo prejudicar a visão ou mesmo a saúde do paciente.

• Próteses Oculares:
As próteses são utilizadas na correção estética da superfície ocular em casos de retirada total ou parcial do globo ocular (EVISCERAÇÃO ou ENUCLEAÇÃO). É considerada atualmente uma avanço tecnológico, pois quando bem adaptada se torna imperceptível quando comparada ao olho bom do paciente, devolvendo assim a autoconfiança, a autoestima e qualidade de vida ao paciente.

• Oftalmopatia de Graves:
Alteração secundária ao Hipertireoidismo principalmente acarretando protusão ocular (olhos saltados para fora) comprometendo a estética do paciente e prejudicando a visão e o conforto ocular.

O que é Plástica Estética?
É a subespecialidade dedicada a microcirurgias para retirada do excesso de pele e bolsas de gordura em volta dos olhos, aplicação de botox® e preenchimento de rugas.

Quais as indicações para a aplicação do BOTOX®?
A toxina botulínica to tipo A, Botox®, é uma substância amplamente utilizada com finalidade tanto estética quanto para o tratamento do espasmo hemifacial (contrações musculares involuntárias). O Botox® é aplicado diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma e rejuvenescida. O resultado é rápido e satisfatório, percebendo-se já a partir do terceiro dia da aplicação.

O que é Preenchimento facial e quais são as novas opções no tratamento das rugas?
O ácido hialurônico é utilizado para remodelar formas e contornos do rosto, oferecer volume para regiões alteradas com o processo de envelhecimento ou simplesmente para preencher sulcos, rugas e melhorar o aspecto das olheiras. É uma substância natural presente na pele e que com o tempo perde sua capacidade de reposição. Desta forma, quando indicado apresenta resultados naturais e o efeito pode durar de nove meses até 1 ano.