Doenças Oculares

O que é Glaucoma?
Glaucoma é uma doença do nervo óptico causada principalmente pela pressão ocular elevada.

O que é o nervo óptico?
É uma espécie de “cabo” formado por fibras nervosas que conecta o olho ao cérebro para lhe transmitir imagens.
pressão ocular
Porque a pressão ocular aumenta?

O olho produz continuamente um líquido claro denominado humor aquoso, que preenche sua parte mais anterior. A pressão ocular aumenta quando o mecanismo de drenagem ou produção deste líquido está comprometido.

O glaucoma pode causar cegueira?
Sim. O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo, acometendo cerca de 67milhões de pessoas. Cerca de 10 % destas são cegas de ambos os olhos.

Quem pode ter glaucoma?
Qualquer um. O glaucoma pode acontecer em pessoas de qualquer idade, sexo ou raça, porém há indivíduos com maior risco de desenvolvimento da doença.

glaucoma
Quem tem maior risco?glaucoma
Pessoas acima de 40 anos, com história familiar de glaucoma, raça negra, com altos graus de miopia ou hipermetropia, diabéticos e usuários crônicos de corticóides (principalmente por via oral ou sob a forma de colírios).

Crianças podem ter glaucoma?
Sim. Embora incomum alguns tipos de glaucoma podem acometer crianças, incluindo recém-nascidos.

Quais os sintomas da doença?
Na maioria dos casos não há sintomas. Deste modo costuma-se afirmar que o glaucoma é “traiçoeiro.” Sintomas como a diminuição da visão aparecem tardiamente na doença. No glaucoma avançado o indivíduo tem a impressão de estar olhando através de um tubo estreito, o que chamamos de visão tubular. Outros sintomas tais como: dor nos olhos e na cabeça, vermelhidão ocular, lacrimejamento, embaçamento visual e halos coloridos ao redor de luzes são comuns em um subtipo da doença denominado glaucoma agudo.

Como é feito o diagnóstico?
Nas fases tardias da doença o diagnóstico é relativamente fácil, pois a aparência do nervo óptico é bastante característica, bem como o padrão de alteração do campo visual. Porém o grande desafio é o diagnóstico precoce, antes que haja um comprometimento visual significativo. Para que o diagnóstico precoce seja feito são necessários exames complementares específicos denominados Propedêutica de Glaucoma.

O que fazer para prevenir o glaucoma?
Não há métodos comprovadamente eficazes de prevenção do glaucoma. Recomenda-se, como atitude mais importante, um exame oftalmológico completo. Um inocente exame de rotina que fazemos para óculos engloba investigação dos principais sinais silenciosos do glaucoma. Por isso que não se recomenda a compra de óculos sem receita e consulta médica, pois é nesse momento da consulta de óculos que se tem a oportunidade de ser avaliado para outras doenças como o glaucoma.

Como é o tratamento?
O tratamento pode ser clinico ou cirúrgico. O tratamento clínico consiste na instilação diária de colírios que reduzem a pressão ocular. Cada paciente terá uma necessidade especial, porém o acompanhamento precisa ser constante para que a eficiência do medicamento seja sempre verificada. Outra possibilidade de tratamento é a cirurgia que está indicada nos casos onde há falha do tratamento clinico, incluindo: ineficácia na redução da pressão ocular com progressão da doença, intolerância à medicação (por alergia, por exemplo), baixa adesão ao tratamento ou impossibilidade em adquirir medicação. Lembrando que mesmo na realização da cirurgia o acompanhamento continua sendo necessário para checar, sempre o seu funcionamento.

Existe cura para doença?
Por enquanto, infelizmente, não, mas existe tratamento! Caso seja feito o diagnóstico correto da doença, a mesma deverá ser controlada para que o paciente possa usufruir de uma boa visão por toda a vida.